Como ler a bíblia sozinho



Quando eu era pré adolescente fazia parte de um grupo de dança na minha igreja e além da dança nós tínhamos toda uma rotina de leitura da bíblia, estudos em grupo e orações direcionadas. Muitas práticas desse tempo me ajudaram a criar práticas que carrego comigo até hoje. 

Não sei nem como explicar o quanto a bíblia muda minha vida, todos os dias. Pra mim ela é o livro mais atual de todos, mesmo sendo escrita há tanto tempo. E já parou pra pensar que é uma das poucas oportunidades que você tem na vida de ler um livro com a presença do Autor? Muitos livros podem te ensinar várias coisas, mas só a bíblia pode mudar a sua vida.

Separei algumas dicas básicas que melhoram muito minha leitura e meu relacionamento com Deus.


MANTENHA UM DIÁRIO DE ORAÇÃO
Nunca consegui manter um diário por muito tempo na minha vida, mas o meu diário de oração é uma coisa que sempre gosto de olhar as páginas antigas e ver o que Deus falou comigo em determinada situação, o que eu li de interessante, o que entendi do que li, etc. A Bíblia é um livro que se renova sempre, e nós também mudamos, então podemos ler um mesmo capítulo numa fase da vida e termos um retorno diferente do que ler o mesmo capítulo em outra ocasião. O diário de oração serve pra me lembrar daquilo que tenho lido e das experiências que passei.

GRIFE, SUBLINHE, RABISQUE
Quando pego um livro novo eu não consigo sentir uma ligação com ele, mas quando pego um livro que eu grifei, sublinhei, escrevi alguma coisa nas páginas eu me sinto totalmente ligada com aquilo. As vezes pego minha bíblia e vejo uma anotação que fiz 3 anos atrás e penso "poxa, que legal, nesse dia Deus falou comigo desse jeito, hoje já estou aprendendo algo diferente". Minha bíblia parece um livro de colorir! Grifo os versículos que me chama mais atenção, anoto datas significativas, faço ligações entre uma passagem e outra.. Amo ver ela toda rabiscada!

USE APLICATIVOS COMO AUXÍLIO
Pra mim o melhor aplicativo do mundo é o Bíblia - You Version. Ele tem tudo e mais um pouco, rs. Dá pra grifar colorido nas partes que você quiser, adicionar notas nos versículos, compartilhar em redes sociais, adicionar seus amigos, etc. Fora que ele tem muitos planos de leitura, de assuntos super variados e de autores diferentes. Planos sobre oração, adoração, páscoa, natal, alegria, ansiedade, etc. Os planos são ótimos pra manter uma rotina de leitura, eles inclusive mandam notificações em determinada hora do dia pra te lembrar de fazer a leitura.

MANTENHA UMA ROTINA
A gente tem muito tempo pra ficar zapeando em redes sociais, assistindo televisão, seriado, fazendo nada. Em 15 minutos dá pra ler muita coisa e absorver ensinamentos que podem te abençoar durante todo o dia. Comece com 15 minutos por dia e quando perceber já vai estar super envolvido na Palavra.

PROCURE LIVROS DIRECIONADOS
O último livro direcionado que eu li foi "O livro mais mal humorado da bíblia" do pastor Ed. René Kivitz. É um livro sobre Eclesiastes e me mostrou várias coisas que eu não tinha percebido quando li apenas o livro da bíblia. Ler livros direcionados nos ajudam a entender coisas a mais que ou não tínhamos prestado atenção ou entendido.

UM PROVÉRBIO POR DIA
O livro de Provérbios tem 31 capítulos e ler 1 por dia faz toda a diferença. As vezes não temos tempo de ter nosso período de devocional antes de começar o dia, mas a leitura de um capítulo de Provérbios já pode te preencher por várias horas. É legal passar o dia lembrando das coisas que leu no momento em que acordou!

PROCURE VERSÕES ADEQUADAS
Por muito tempo eu tive aquela bíblia pra adolescentes, que tinha uma linguagem ótima e várias notas nos ensinando como lidar em certas situações do dia a dia. Depois mudei para "A bíblia da mulher que ora", com notas da escritora Stormie Omartian. Depois fui pra versão "A Mensagem" que tem a linguagem mais massa que eu já vi. Só que eu uso ela mais pra estudos em casa, porque ela não tem dividido certinho os versículos, é como se fosse um livro mesmo (esse também é um dos motivos que deixa essa versão tão envolvente).

Enfim, são algumas dicas de coisas que fui aprendendo com o tempo e espero ajudar. As vezes ficamos um pouco perdidos sem saber como ler a bíblia e como aprender a aplicá-la no nosso dia-a-dia. Mas praticando e nos envolvendo vamos aprendendo cada dia mais.

Beijo beijo!

0 comentários:

Postar um comentário