Liberdade

Eu ia começar esse post falando que é um desabafo, e que não precisa ler se não quiser. Mas eu realmente quero que você leia isso aqui.
Algumas vezes já ouvi conversinhas de pessoas (até amigos próximos) falando que eu falo muito sobre Deus no twitter, que eu sou fanática, que sou isso e aquilo. Alguns me deram unfollow por isso e ainda anunciaram tal ato. Eu realmente não me importo com o fato de pararem de me seguir porque defendo a ideia de que cada um tem o pleno direito de escolher o que vai ler na timeline. Eu já deixei de seguir pessoas bem próximas porque não tava afim de ler o que falavam, e não levo isso pro lado pessoal. É isso, cada um escolhe, gente! Sem crise nenhuma. A diferença é que tem gente que simplesmente para de seguir, e tem gente que para de seguir e fica anunciando isso e falando pelas costas. E o pior de tudo: tem gente que não para de seguir e fica soltando indireta o tempo inteiro na timeline, contra cristãos, Deus, etc. Como eu já disse, cada um lê o que quer, e decide quem seguir. Você pode escolher quem seguir, mas não pode escolher o que a pessoa vai postar. Concordam?

Outra coisa que me surpreende, é quererem me atacar pelo motivo de eu ter a fé que tenho, falar o que falo, viver como vivo. Vou dar um exemplo: olha, uma coisa engraçada é falarem que são anti-homofobia, defenderem até o fim o homossexualismo e morrerem de preconceito com religião e tudo mais. Eu tenho vários amigos gays, meu melhor amigo é gay, não tenho nada com isso. E já vi vários dos meus próprios amigos gays e amigos de amigos também demonstrarem preconceito com isso. E na primeira oportunidade que eles têm, falam contra a homofobia e se sentem “atacados” ou “ameaçados”. Quem entende? É a velha história: não faça com os outros, o que não quer que façam com você.

Agora vou falar do MOTIVO pelo qual eu falo demais. Sou cristã, acredito na bíblia e procuro segui-la sempre, como se fosse um “manual” mesmo. Fé é uma coisa que por mais que tentem entender, é uma coisa muito individual e ninguém entende o que se passa na cabeça de outra pessoa. Por acreditar na bíblia, em Deus, e ter fé, eu não tenho dúvidas do amor de Deus comigo. Ele me ama tão loucamente, com tanto entusiasmo e tanto cuidado, que deu o único filho que ele tinha pra morrer por mim. Você faria isso por alguém? Tem alguma coisa que fizeram por você, que chega nesse nivel? Você consegue medir o tamanho do amor de alguém, pra fazer uma coisa dessas?

No mundo inteiro, um cristão é assassinado a cada 3 minutos, SÓ por falar de Deus pra alguém. Eu vivo num país de governo livre e que não sou apedrejada na rua, nem condenada a fogueira, enforcamento, xibatadas ou whatever. Eu sou livre pra falar o que eu quiser, então me desculpe, mas vou continuar falando.

Por várias vezes já vieram falar comigo que se sentiram confortados lendo alguma coisa que falei no twitter, facebook ou aqui mesmo no blog. Dizendo que sentiram que foi diretamente pra eles, mesmo sem eu saber do que estavam passando. Não foi uma ou duas pessoas, foram VÁRIAS pessoas que me procuraram falando isso. E olha que engraçado, eu nem sei (geralmente) o que as pessoas estão passando. Se elas se sentiram confortadas por algo que falei, eu fui só um instrumento de Deus pra confortar a dor de alguém. Eu posso não saber o que se passa com você, mas Ele sabe! E eu espero de coração que minhas palavras sejam úteis para alguma coisa.

Se Ele já provou seu amor por mim, num ato tão grande e inefável como foi feito, o mínimo que posso dar em troca é minha própria vida, minhas palavras, meu respirar, meus pensamentos, meu tempo, meu tudo. A Isabela inteira.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. {joão 3:16}

14 comentários:

  1. Como se você não tivesse o mínimo de preconceito com post de pessoas ateias. Ata!
    O seu problema não é ser cristã, e sim querer pregar em um perfil pessoal!

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que as pessoas acham que são livres para criticar o outro, para julgar o outro. E quando o assunto é fé, a coisa fica mais radical, não consigo entender como pregam respeito as diferenças,raças e opções sexuais mas não podem respeitar alguém que tem fé, que acredita em Deus e que é Ele o melhor caminho que pode existir. A Bíblia é um dos melhores referenciais de valores, mas as pessoas preferem só ler os pedaços, sem entender a mensagem de amor que está ali escrito. Muitas vezes o que você postou no twitter ou no blog me deram forças para seguir em frente e para ver outra alternativa. Nunca comentei, mas hoje, eu precisava. Fique com Deus. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, Isa. Eu com certeza já fui uma dessas que leu uma frase sua exatamente na hora que precisava ver. E fé realmente é algo que ninguém entende, e ninguém tem que julgar ou ser julgado por isso!

    ResponderExcluir
  4. "Como se você não tivesse o mínimo de preconceito com post de pessoas ateias"

    acho que não entenderam a parte que eu falei que fé é uma coisa que não se compara, não se discute e não se entende. eu não ajo com preconceito, eu só não entendo o que pensam, só isso. assim como nem todo mundo entende o que eu acredito.. enfim.

    ResponderExcluir
  5. O problema é que você, como cristã, tem a necessidade e a obrigação de passar uma certa mensagem pras pessoas por querer fazê-las pensar sobre sua fé, sua crença, sua religião (sociologicamente falando, você é uma pessoa totalmente religiosa), mas chega a ser repetitivo quando as suas falas parecem mais desespero do que de fato genuínas.
    Confortar a dor de alguém é muito muito fácil, afinal, é por isso que o cristianismo tem crescido tanto no país e no mundo. O problema é que na bíblia você não pode andar com pessoas que não são "da luz", e os efeminados - homossexuais, claro - estão inclusos no grupo. Como podemos ir além e evoluir o pensamento das pessoas em relação a isso? Homossexualidade versus religião. E o seu exemplo não é muito plausível porque por exemplo, eu sou anti-homofobia e pessoas sexistas e racistas mas isso não quer dizer que eu não posso ter preconceito com outras coisas, tipo sei lá, gente que coleciona animais de pelúcia. Uma coisa não anula a outra, entende? A questão aqui é só construir debates saudáveis e respeito mútuo entre escolhas.
    Acho que só é preciso medir o que se fala, principalmente em redes sociais quando você está diante de pessoas que estão constantemente aptas a desenvolver uma opinião em relação ao que você acha.
    Acho massa quando alguém se dispõe de uma ferramenta da internet para fazer as pessoas pensarem, e você, como uma pessoa que de certa forma é influente (pelos números de seguidores e amigos etc.) poderia aproveitar isso de forma mais reflexiva, e não somente sentimental. Porque exagero emocional chega a ser piegas e massante às vezes.
    Ateísmo não é fé. É a ausência de TODA fé e toda crença de que existe um ser superior governando o universo. E aí já é foda falar que não tem preconceito contra ateus, sabe? Diretamente claro que você não tem! Você tem ética. Mas no fundo no fundo você sabe que você nunca vai abrir sua mente pra o que eles falam ou pensam e estudam. Ainda existe o juízo de valor e o "é certo e errado" e você sabe que o que a sua fé é verdade absoluta. Isso é preconceito. Eu acho que religião se discute e se entende e se compara sim. Você não entende o que ateístas pensam porque você nunca viveu isso. Não rola de ficar tentando desvendar vivências das pessoas, mas pra isso existe estudos, teorias e livros. E pra entender o que eles pensam, deve-se sair da superfície e ir mais além do que você própria pensa.
    Enfim, desculpa o texto longo, mas só quero construir uma discussão saudável de verdade e te passar o que penso a respeito de tudo isso e o que vejo e acho. Não tenho problema com seus tweets, só estou discutindo o que vejo do lado de fora mesmo. Continue escrevendo o que você quer, acho que tem que ser assim mesmo! Qualquer coisa, só falar que a gente fala sobre. Ou se não quiser também, tudo bem. :) (Curti o post! Escreveu bem!)

    ResponderExcluir
  6. sabe, por mais que voce tenha pedido pra eu dizer qualquer coisa por aqui, mesmo que não o tivesse feito, eu certamente diria algo por livre e espontanea vontade.
    isa, liberdade é muito alem do que consta no dicionario. ser livre é estar preso. preso no conceito da vontade de poder voar.
    de qualquer forma, acho que essa sua prisão em ser livre, faz de voce uma das pessoas mais fantásticas do mundo.
    voce faz questão de se prender a Deus. Deus te faz livre.
    é tão paradoxal isso, né?
    de qualquer forma, me senti parte de cada palavrinha do seus ultimos parágrafos. eu sou, sim, uma dessas pessoas que tem seu dia melhorado só por ler uma palavra de conforto. acordo infinitamente melhor quando voce preconiza que Deus está comigo. consigo deitar e dormir quando, de madrugada, leio qualquer coisa que diz: você não está sozinho, Ele está contigo.

    não só ele, né, isa.
    voce tambem.
    toda essa sua força, toda essa bondade que esparrama do seu coraçao e consegue alcançar o mundo (ou ao menos chega até o sul do brasil, né), faz de voce uma presença constante na minha vida.

    e é pra continuar assim.
    porque amor é bom quando cresce. e o meu por Deus e por voce é algo que eu nao quero nunca que tenha fim.

    relembrando o terceirao e todos os vestibulares que a gente ja fez: amor bom é amor exponencial.

    ResponderExcluir
  7. Concordo muito contigo, Isa. "Não se discute fé" e "os incomodados que se mudem" são frases que essas pessoas nunca ouviram? Porque, eu as ouço desde bebê.
    Um beijo, e não deixa mesmo de fazer o que acha que deve por causa dos outros. :)

    ResponderExcluir
  8. Concordo em número, gênero e grau! Nós somos livres para expressarmos o que sentimos, achamos, e o nosso amor por Deus. Eu também queria entender isso, todos dizem que falar mal de um homossexual, de uma outra religião é preconceito, mas nós cristãos passamos por isso quase todos os dias, somos taxados de fanáticos e mil coisas, e ninguém fala nada sobre isso. Eu também tenho amigos, colegas homossexuais e continuo sendo amiga deles, isso não me impede. Na nossa religião é errado, mas não é por isso que não devemos nos afastar da pessoa por causa disso, como Deus disse: amai ao próximo como a ti mesmo, e como Ele nos amou. Nós não achamos certo, mas é diferente não achar certo e ter preconceito, são opostos. Nós devemos continuar sim falando do amor de Deus para conosco, aproveitar que ainda temos total liberdade nesse país, enquanto muitos dos nossos estão sendo torturados, decepados, enforcados, e sofrendo em outros países por amor a Deus, e nós aqui não podemos ficar calados, parados enquanto eles sofrem. Cada um tem uma opinião e devemos respeitar, e também queremos ser respeitados!
    Muito bom o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de divulgar, porque acho desnecessário, ou porque sofri muitas retaliações por ser ateia. Então nem falo muito disso. Um dia eu explico com mais calma como são essas retaliações, nada muito forte, mas que me incomoda. Tenho colegas que falam: "Ah, nem vou te dizer nada sobre Deus porque você não acredita!" Por acaso eles só desejam "Feliz Natal a quem acredita em espírito natalino e Papai Noel? Eu sei que comparar Deus, com o Papai Noel pode soar desrespeito. Embora para nós ateus, não é nada demais. Mas, sério, foi só uma comparação. Por exemplo, tem uma garota que visita o meu blog que SEMPRE me deixa um "Fica com Deus" depois de comentar sobre meu texto. Eu acho muito fofo, porque sei que para ela é o melhor desejo que ela pode me oferecer. Fico feliz quando recebo. Desde que te conheço por aqui eu admiro muito a forma séria que você leva sua religião. Para mim tem de ser assim. Nunca deixei de ler nada que diga sobre religião, Deus, divindades, porque me interessam muito. Eu nunca deixei de ler nada que você escrevesse da bíblia ou de Deus, ou qualquer pessoa escrevesse. Morro de preguiça dos que se dizem não-praticante, embora eles tenha toda a liberdade de dizer isso e fazer. Mas para mim, uma ateia convicta (ok, nem tão convicta assim, afinal, só tenho 20 anos), o pior que uma pessoa pode ser é usar uma bandeira de que 'Oi, sou religiosa" e possui diariamente todos os vícios como egoismo, desonestidade e mau-caráter. Infelizmente conheci muitas pessoas assim. Por incrível que pareça, essas pessoas sempre se diziam de dentro da igreja. Pelo que conheço de você, além de ser praticante de uma religião, é um doce de pessoa! A gente não pode se calar só porque alguém não concorda ou censura o que dizemos. As pessoas exigem que a agrademos como se elas fossem obrigadas a nos ler. Para mim essas pessoas precisam é amadurecer... Continue assim, garota!
    Lembrei, super me interessei com aquela bíblia para jovens que você mostrou no seu vídeo.

    ResponderExcluir
  10. Isa, como sempre, vc fala com muita sabedoria! É um tema bastante complexo que também passo por isto diariamente. Como explicar pras pessoas que o que vivemos não é uma Religião, presa e cheia de regras impostas por pessoas, mas que vivemos é o amor de Deus. Pra gente é tão simples. Tão óbvio. Isso é porque conhecemos a Deus não só de ouvir falar, mas O conhecemos intimamente, sentimos sua presença, ouvimos sua voz. É inconformante ouvir alguém dizer que não acredita, é mesma coisa que dizer que não acredita nessa mesa que está a sua frente. Poxa, ela existe! é fato! como alguém pode dizer isto? Espero que as pessoas possam um dia também enxergar isto que enxergamos, e com certeza isto que vc faz é uma sementinha que dará frutos!
    bjoss

    ResponderExcluir
  11. Então, sempre achei que religião era um terreno muito incerto de entrar. Sempre gera polêmica porque as pessoas simplesmente não respeitam a religião dos outros.Já teve muitos católicos e evangélicos que vieram falar comigo tentando me levar para a religião deles. Isso eu não aprovo. Tem que saber respeitar a religião do outro, ou respeitar quem não tem nenhuma.
    Claro, cada pessoa é uma pessoa e não estou generalizando. Não são todos que fazem isso. E assim, eu sou agnóstica. Não sei se existe Deus, não tenho como provar, mas acredito em algo superior. E espero muito que as pessoas me respeitem, assim como respeito todas as religiões. Enfim, é sempre essa polêmica, mas eu muito aprovo a liberdade de acreditar no que quiser, de falar o que bem entender sobre o que se acredita e tal. Só não aprovo a tentativa de levar os outros para suas religiões. (:
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Isoquita, adorei o que você escreveu, suas palavras foram muito pertinentes. Essa hostilidade existe sim e é sentida tanto na internet como na vida real. O que me incomoda é que quem a pratica são justamente as pessoas que pregam a liberdade em todas as suas formas: de expressão, crença, atos e o que mais vier. Porque se a gente pensa em falar de uma coisica que seja, estamos sendo repressoras, mente fechada, preconceituosas... Mas quando chega o momento de nós usufruirmos dessa famigerada ~liberdade~, ora vejam só!, estamos errando também.
    Concordo com o que a Lorraine diz, que em se tratando de questões desse tipo, a reflexão sempre deve ser estimulada. Porque se eu tenho uma ideia diferente da tua, eu não vou mudar de opinião por causa de um tweet ou de um post aleatório... Isso é ilusão. Através do debate, temos um meio consistente de propagar e difundir nossas ideias e também ouvir o outro lado, que é tão, tão importante. Esse, pelo menos, era meu principal objetivo pro OpW, e acho que o teu e da Naná também, com foco numa linguagem de quem não pertence a esse meio. Como a Patrícia disse, para nós que vivemos na Palavra, é tudo meio óbvio, mas existem milhões de pessoas no mundo, todas com suas vidas, histórias e valores, que não podem ser deixadas de lado, ignoradas, e que influem totalmente naquilo que ela acredita e defende.

    Pequenas palavras de amor e devoção, entretanto, são válidas, sempre. Porque nossa missão é justamente espalhar o amor de Deus por aí, ser luz onde há escuridão, da forma que for possível. A gente está em nosso pleno direito, e se isso incomoda quem pensa do contrário... paciência, lê quem quer. Imagina se eu fosse brigar com todo mundo que diz/faz coisa que me incomoda minimamente... a internet ia deixar de existir, porque NÉ. Parece pequeno, mas se mudou o dia, a semana, o momento que seja de uma só pessoa, já valeu a pena, tá valendo a pena. Sempre.
    Acho que é isso. Tinha escrito outro comentário maior (!) e mais completo, mas o Blogspot fez o favor de cair e apagar (y).
    sualinda

    ResponderExcluir