Comprinhas em sites gringos



Já perdi as contas de quantas pessoas me perguntam e me pedem pra ensinar como comprar em sites gringos. Eu não tenho tantas experiências com muitos sites além do chinês Aliexpress. Ultimamente esse assunto tem dado muita polêmica, depois de denúncias de trabalho escravo que foram feitas. Mas não vou entrar nesse assunto, até porque isso dá muito pano pra manga. Aqui no Brasil mesmo temos exemplos de muitas marcas que usamos no nosso cotidiano que também respondem processos relacionados à péssimas condições de trabalho de seus funcionários.

Enfim! Comprar no Ali é muito fácil, e o perigo está é aí. Com poucos cliques você compra e paga, e se não tomar cuidado fica viciado (e endividado kkk). 

COMO PAGAR? Quando comecei a comprar no site eu ainda tinha uma conta universitária, com um limite super baixo e sem muitos benefícios. Só que o meu cartão era internacional e eu nem sabia disso! (Quem tem conta universitária no Banco do Brasil tem cartão internacional). Isso facilitou muito, porque se eu tivesse que pagar apenas no boleto eu jamais compraria pra não ter o trabalho de ficar em fila de banco pra pagar o boleto. Os valores comprados entram sempre no crédito, ou seja, nunca debitam automaticamente na sua conta. Nunca tentei comprar nada parcelado mas acredito que não exista essa possibilidade. Minha dica é verificar se seu cartão pode ser utilizado pra esse tipo de compras. Se não souber como descobrir isso, faça uma comprinha que você vai descobrir kkkk.

SE PASSAR DE $50 SOU TAXADO? O maior pesadelo de comprar em sites gringos é ser taxado quando o produto chega no Brasil. Eu graças a Deus nunca fui taxada mas sempre compro coisas baratinhas e pequenas. Meu irmão foi taxado em quase todas as compras deles. Havia um boato de que se comprasse mais do que 50 dólares sua compra seria taxada, mas já provaram que é boato. Na real é que esse sistema é um pouco aleatório, porque já vi pessoas sendo taxadas numa compra de 5 dólares e outras de 200 dólares. Minha dica é, nunca compre um volume muito grande de um mesmo vendedor. Eu compro geralmente 1 ou 2 ítens do mesmo vendedor, porque tenho um leve sentimento de que quanto maior a encomenda, maior a chance de ser taxado. Minha outra dica é: mande uma mensagem pro vendedor e peça pra ele enviar como um presente, porque pode ser que ele não coloque o valor do produto no envelope e corre menos riscos.

E SE NAO SERVIR? Azar o seu, miga. Já comprei várias roupas que não me serviram e acabei dando de presente ou doando pro bazar da igreja. Nem precisa pensar em trocar a mercadoria porque simplesmente não vai rolar. 

COMO COMPRAR ROUPAS? Geralmente os produtos tem todas as especificações necessárias pra efetuar a compra, tanto como medidas como fotos. Confira as medidas e seja feliz. Lembrando que S é P, M é M, L é G, XL é GG e por aí vai. Minha dica é: compre uma medida maior do que a que você usa. As chinesas são muito magras e a modelagem é sempre menor do que as nossas roupas do Brasil. Até porque antes ficar grande e você mandar uma costureira apertar do que ficar pequena, que não tem solução. (só emagrecer kkk). Se tiver alguma dúvida, mande uma mensagem pro vendedor e peça pra ele te enviar fotos reais do produto. Vale a pena!

COMO AVALIAR O VENDEDOR? O sistema do Aliexpress é muito parecido com o nosso sistema do Mercado Livre. Ou seja, o site não é uma única loja, e sim milhares de vendedores com lojas diferentes. Quando você vai ver detalhes do produto ele mostra a % de aprovação do vendedor, o número de vendas que ele já fez, etc. Minha dica é comprar quando a aprovação do vendedor for maior que 95%. Nunca usei isso como regra mas nunca comprei de vendedor com pouca aprovação.

DEMORA PRA CHEGAR? Sim, sim e sim. Você pode fazer sua compra e esquecer dela, não fique ansioso pra chegar porque demora sim. Pouquíssimas compras minhas chegaram com 30 dias, a maioria chega com 60 dias. Já teve compra que demorou 3, 4 meses e outras que nunca chegaram (sim, acontece). Minha dica é: nunca compre algo com uma data específica pra chegar, tipo um presente e tal. Demora, atrasa, e quando chega você as vezes até já tinha esquecido que comprou isso kkk. O legal é que quando chega você sente como se tivesse ganhando um presente (seu pra você mesmo hahaha).

COMO COMPRAR PRODUTOS "DE MARCA"? Se você procura réplicas de produtos de marca, você nunca deve procurar pelo nome da marca porque não vai achar. O Ali tem um sistema de siglas pra encontrar determinada marca. Por exemplo, se quer algo da Ralph Loren você deve procurar por horse ou RL. Rayban você encontra por RB, Tommy Hilfiger por Tommis, e por aí vai. Encontrei essa lista com as principais siglas. Mas olha, nem todo produto "de marca" é bem feito, alguns são horrorosos e alguns você até fica na dúvida se é da marca mesmo ou não. Eu vi esses dias um moletom da Hollister que tenho certeza que é da marca mesmo, e não réplica. Até porque nem foi muito barato, então deve ter sido tipo um outlet.

Minha dica extra é: faça parte do grupo "Comprei no Aliexpress" no Facebook. O pessoal posta muita coisa legal, fotos do produtos, experiência com o vendedor, etc. É bem bacana porque as vezes você estava procurando algo específico e alguém já comprou e tem experiência pra contar.

Separei fotos de algumas coisinhas que já comprei, mas se eu parasse pra mostrar tudo esse post com certeza ficaria enorme. Sim, eu já fiz muuuuitas compras nesse site! Já tem um tempo que eu compro e tive uma época muito viciada, agora eu quase não compro mais. Esse ano comprei umas 3 coisinhas só.












Enjoy! 

Um comentário: