A MULHER DOS SONHOS DE TODO HOMEM


Eu sempre gostei muito de assistir pregações direcionadas à mulheres, a fim de melhorar como pessoa e como uma mulher cristã. Eu penso que ser cristão nos dias de hoje é cada vez mais difícil, mas ao mesmo tempo prazeroso quando nos sentimos de baixo da graça de Deus.

Essa semana assisti uma palestra sobre a mulher dos sonhos de todo homem, e fiquei muito pensativa sobre isso. Conversando com meu namorado sobre o assunto, concluímos que o que mais define a mulher dos sonhos de um homem é a mulher descrita em Provérbios 31. E com certeza é um capítulo que posso ler várias vezes e sempre absorver algo novo!

Se tem uma coisa que estou aprendendo cada dia mais é que quanto mais eu analiso os versículos um por um, mais eu absorvo da mensagem que Deus tem pra mim. Então hoje resolvi trazer esse excelente capítulo pra aprendermos mais um pouco!

10. Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.
VALOR PRÓPRIO - A mulher virtuosa é reconhecida pelo seu valor, mas ela também reconhece o quanto vale. A mulher que sabe seu valor não fica mendigando amor por aí.

11. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.
HONESTIDADE E CONFIANÇA - Duas características que devem ser muito bem valorizadas. Poder confiar em outra pessoa é uma dádiva, e a mulher virtuosa tem essa confiança das pessoas.

12. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.
FAZER O BEM - A mulher virtuosa faz bem ao seu marido todos os dias de sua vida, e isso inclui aquele tempo em que ainda nem se tornou esposa. Se o texto diz "todos os dias da sua vida", ele quer dizer que ela faz bem ao marido até mesmo quando ainda nem o conheceu. Ou seja, a mulher virtuosa solteira faz bem ao seu marido quando ainda nem o conheceu.

13. Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.
HABILIDOSA - A mulher virtuosa é hábil com os trabalhos em que lhe são impostos. Seja ele qual for, ela se esforça pra ter habilidade de executá-lo de maneira graciosa.

14. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.
ORGANIZADA E PRECAVIDA - A crise vem por aí? A mulher virtuosa sabe se organizar para não passar dificuldades em momentos difíceis.

15. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.
PRESTATIVA - Que prazer poder conviver com uma mulher que não é egoísta e não pensa somente nela. Pensar no próximo é uma verdadeira atitude de uma mulher virtuosa.

16. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.
BOA ADMINISTRADORA - A mulher virtuosa sabe fazer boas economias e gera frutos de uma boa administração financeira.

17. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.
DÁ O SEU MELHOR - Independente do emprego ou cargo que temos, nossa missão é dar o melhor que podemos pra que tudo seja bem sucedido e proveitoso.

18. Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite.
ORGANIZAÇÃO -  O que dizer sobre uma mulher que sabe administrar bem as finanças e não fica perdida entre tantas contas e dívidas? Com certeza é algo que tenho que aprender a cada dia. Organização financeira é tudo.

19 e 20. Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca. 
Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.
BONDOSA - Numa geração tão egoísta, a mulher virtuosa pensa no próximo e tenta a minimizar a dor de alguém.

21 e 22. Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos. 
Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.
PREVENIDA - Sabe se administrar e cuidar bem dos seus familiares.

23. Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.
RESPEITOSA - A mulher virtuosa não causa desrespeito ao seu marido e não comete baixarias nem vergonhas que possam denegrir o seu nome, nem o nome de quem está com ela.

24 e 25. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. 
Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.
OTIMISMO – Uma qualidade a se valorizar, e muito. Lidar com pessoas pessimistas só nos deixa mais pessimista ainda. Enxergar as coisas com olhos de otimismo só tem o que acrescentar. 

26. Fala com sabedoria e ensina com amor.
SÁBIA AO FALAR – Vivemos numa geração tão instantânea e tão “tomou levou” que pensar antes de falar algo com certeza é uma virtude a ser trabalhada. A mulher virtuosa é sábia ao ouvir e ao falar.

27. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.
PRESTATIVA - Mandar a preguiça embora só tem a contribuir e acrescentar com o nosso dia! A mulher virtuosa é prestativa e não se deixa dominar pela preguiça e procrastinação.

28 e 29. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:  "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera".
HONROSA - A mulher virtuosa traz honra pra sua casa.

30. A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.
TEMOR PELO SENHOR – A mulher que teme ao Senhor merece muitos elogios. A beleza passa.

Ufa, diante de tantas virtudes eu fico imaginando que essa mulher descrita acima é um ser utópico, impossível de alcançar tais virtudes. Mas quando pensava assim e ficava frustrada por imaginar que eu nunca seria assim, Deus me disse que o valor está na busca e no anseio por tais virtudes. Quanto mais eu me esforçar para ser essa mulher virtuosa, mais perto fico de alcançar. Se eu apenas desistir eu nunca chegarei nem perto.

Que eu leia sempre esse texto e me lembre de tudo aquilo que eu posso lutar pra que eu seja uma mulher cristã melhor do que sou! Amém?











Um comentário:

  1. Excelente, Isah! Que sejamos renovadas a cada dia nessa busca.

    ResponderExcluir