SERÁ QUE ESTAMOS MESMO SEM TEMPO?


Eu acho que cada dia que passa eu ouço mais frequentemente a frase "estou sem tempo". Eu era a rainha das desculpas pra quando não executava uma tarefa, sempre falava que estava sem tempo, que a vida estava corrida, etc! Mas hoje eu paro pra pensar: será que estou realmente sem tempo?

É claro que há casos e casos, mas vou contar um exemplo que aconteceu comigo. Eu recentemente passava muitos dias falando "nossa, como eu gostaria de ler mais, de assistir mais filmes, de ler mais a bíblia, de passar mais tempo com meus pais, de ir mais na academia, mas estou tão sem tempo". Até que eu finalmente descobri que não era falta de tempo, eu estava era com falta de organização do meu tempo

Comecei a pensar então "ok, o que eu gostaria de fazer mais" e peguei um bloquinho e comecei a anotar as coisas a cada dia. Eu queria ler mais livros? Então tinha que pelo menos acabar com o que eu estava lendo. Anotei no papel "ler um capítulo do livro X". Queria ter meu guarda roupa organizado? Anotei então "organizar a parte esquerda do guarda roupa". Queria ler mais a bíblia? Anotei "ler 3 capítulos do livro tal e resumi-los no meu caderninho de devocional". Queria ter a casa mais organizada? Tirei 10 minutos do meu tempo pra dar uma volta pela casa guardando as coisas fora do lugar. 

Eu sempre fui aloca das listinhas, e ficava mal quando não conseguia cumprir todos os ítens, porque eu basicamente anotava coisas que eram impossíveis de se fazer num único dia. Minhas listas tinham coisas cabulosas que é claro que eu não conseguiria cumprir num pequeno espaço de tempo! Tipo salvar o mundo, ler o livro As Crônicas de Nárnia, lavar todos os meus sapatos, varrer toda a minha rua, fazer 3 aulas de modalidades diferentes da academia. Alôou!!

Então meu primeiro conselho pra mim mesma foi "SEJA REALISTA". Eu não iria conseguir abraçar o mundo e fazer tudo bem feito, e como eu sempre me frustrava porque não cumpria as coisas eu acabava era procrastinando e não fazendo nada.

Meu segundo conselho pra mim mesma foi "ANOTE COISAS SIMPLES". Se eu queria ser útil no meu dia e tinha várias coisinhas pequenas pra fazer, comecei a anotar as coisas simples. Fazer a sobrancelha, organizar minha penteadeira, fazer as unhas, lavar meus uniformes, adiantar o post do dia seguinte, etc. Eram coisas pequenas mas que precisavam ser feitas naquele dia, então eu anotava tudo. 

Eu queria ler mais a bíblia, certo? Mas não iria conseguir se colocasse metas grandes pra mim mesma. Ou seja, eu deveria começar aos poucos, como ler 2 capítulos no dia. Eu gostaria de ler pelo menos os 2 capítulos por dia, então eu deveria ANOTAR TODOS OS DIAS as coisas que eu queria fazer. Eu já sei que a meta era ler todos os dias, mas foi legal anotar e dar um OK no item da minha lista.

A outra coisa importantíssima que aprendi foi DELEGAR TAREFAS. Algumas coisas no meu dia a dia eu não conseguiria resolver sozinha e precisava dividir a tarefa com meus pais, afinal de contas eu moro com eles. Eu sempre quis abraçar o mundo, fazer as compras nos dias determinados, limpar alguma coisa. Mas não deu? Aprendi a pedir pra alguém me ajudar. Eu queria sempre fazer as compras de supermercado da casa, mas nem sempre nossa logística batia e eu conseguia. Então aprendi a dividir as tarefas.

Então, gente, as vezes não estamos realmente sem tempo. As vezes pode ser uma má organização e divisão de tarefas ao longo do dia. Experimente fazer listinhas das coisas que você gostaria de fazer. Passei a ver meus dias rendendo muito mais depois que anotei o que queria fazer e fui riscando as tarefas já realizadas. 

Quem vai testar também?? Espero que dê certo! Beijos e fiquem com Deus.









0 comentários:

Postar um comentário