Vida saudável | Vamos nessa?



Em 2012 eu embarquei nessa história de vida saudável. Na verdade não era muito saudável, eu queria mais emagrecer, rs. Não me lembro muito bem do que eu fiz na época (no quesito alimentação), mas consegui perder 16kg. No quesito academia, eu tinha uma força de vontade que não sei de onde tirava isso. Eu estava fazendo um curso integral na UFU, então ou ia na academia 6h da manhã ou ia de noite, que nunca rendia e era um tempo que precisava dedicar pra fazer meus trabalhos e tudo mais. 2013 e 2014 foram anos obscuros que não perdi peso mas pelo menos não recuperei o que já tinha conseguido eliminar.

E agora em 2015 fiz várias metas e resoluções no começo do ano mas OPA PERA já estamos em Setembro! Não cumpri nem metade do que eu queria ter cumprido para o ano, mas ainda tenho 4 meses e quero correr atrás do tempo que desperdicei. Minha meta para o ano inteiro era perder 20kg, o tanto que ainda falta pra que eu fique no peso que eu sempre quis. Mas no meio de agosto eu resolvi voltar com tudo, nutricionista, academia e muito foco! E também fiz um desafio de não comprar nenhuma peça de roupa nova até perder 5kg. Amigos, que desafio! Eu não perdia peso há um bom tempo e do nada invento essa de não comprar mais roupas (coisa que eu amo e faço umas 3x no mês) até chegar no alvo! O bom de ter o desafio é que do meio de agosto pra cá eu já perdi 3,5kg e estou quase lá!

Mas o que eu queria falar mesmo é que em 2015 eu fiz vários testes com meu corpo. Aprendi com meu namorado a fazer testes comigo mesma, pra descobrir o que realmente funciona. Dietinhas e treinos de internet é o que mais tem, mas cada pessoa tem seu organismo então você tem que descobrir o que é melhor pra você. Ainda não cheguei na minha reta final (e nem sei se ela existe, porque estamos sempre querendo mais), mas nesse muito tempo de idas e vindas e 16kg perdidos, já acumulei várias dicas do que devo ou não fazer, e de coisas que podem arrasar com sua dieta. Resolvi anotar todas aqui porque nós estamos cansados de saber o que temos que fazer, mas é sempre bom lembrar e deixar fresquinho na memória pra não pisar na bola!

Então, vamos para as dicas!

PROCURE AJUDA PROFISSIONAL | Gente, primeira vez que fui num nutricionista top eu fiquei chocadíssima. Foram 50 minutos de consulta e MUITO aprendizado! Muitos exame também, pra entender o que meu corpo precisava. Ele fez um exame até pra saber quantos litros de água eu deveria tomar no dia. Sério, procurem nutricionista e professores adequados para indicarem a melhor atividade física pra você.

NÃO PENSE QUE VOCÊ ESTÁ DE DIETA | Porque na verdade quem quer manter uma vida saudável não pode pensar que está de dieta, e sim deve pensar de forma saudável sempre. Se você levou sua fruta pra comer no lanche da tarde e na sua empresa tem bolo de cenoura com cobertura de chocolate, você não vai comer a fruta porque está de dieta, e sim porque é a melhor e mais saudável opção que você deve escolher.

NÃO FAÇA METAS MUITO ALTAS | Me planejei que precisava perder 20kg pra chegar no meu objetivo e fiquei tão assustada com essa meta alta que eu acabava nunca saindo do lugar. Diminuí minha meta pra 5kg (e aí então poder comprar roupas kkk) e as coisas começaram a dar certo novamente.

FAÇA DESAFIOS | Como minha professora da academia sempre me fala, funcionamos muito melhor quando somos desafiados. Mesmo que o desafio tenha sido feito por mim mesma! Faça metas pequenas e vá focado nelas, até que elas vão se juntando pouco a pouco e aí sim você chega lá.

NÃO FAÇA TROCAS IGNORANTES | Não troque o que você mais quer no futuro, pelo que você mais quer no momento. Essa frase é muito parachoque de caminhão mas é muito fato! Ok, quero comer uma coxinha, é algo que eu mais quero no momento. Mas isso vale mais do que o que eu mais quero pra minha vida? Pense!

MENINAS, NÃO COMAM IGUAL SEUS NAMORADOS | Engordei uns quilinhos quando comecei a namorar porque saíamos muuuuito pra comer. O problema não está em sair pra comer, e sim em comermos a mesma quantidade. Amigas, não comam a mesma quantidade e nem a mesma refeição que seu namorado. O metabolismo do homem é ridiculamente mais rápido do que o nosso, não vamos cair nesse abismo kkk.

FUJA DO DIA LIXO | Quantas vezes nessa vidinha eu passei a semana toda fazendo tudo certo, malhando, fazendo aeróbio e comendo direitinho e jogando TUDO pelo ralo no final de semana? Só que agora eu cansei dessa frustração e finjo que final de semana é só mais um dia comum pra mim. Se eu somar sábado e domingo são 103 dias no ano comendo besteiras! Muito, né? Juizo, gente. Quer comer uma besteirinha numa roda de amigos? Tome 3 goles do milk-shake e não um copo inteiro. Tudo tem seu limite.

COMA EM PORÇÕES PEQUENAS | O famoso comer de 3 em 3 horas! Acelera o metabolismo, te deixa saciado por mais tempo e não deixa a dieta monótona.


Gente, essas são algumas dicas de coisas que estão dando certo pra mim, e que estou aprendendo com minhas experiências. Claro que não sou absolutamente nada capacitada pra falar de nutrição, atividades físicas, etc! Mas espero que meus erros e acertos possam ter te ajudado um pouco. Vamos nessa?

0 comentários:

Postar um comentário