TAMANHO NÃO É DOCUMENTO | Dicas para apartamentos pequenos


Muitas pessoas ainda têm o pensamento de que não vale a pena investir num projeto de interiores quando a residência ou apartamento são pequenos. Mas eu acredito que esse pensamento seja um engano, e eu explico o porque. Recentemente eu peguei um projeto de um apartamento de 50m². Eu não sei se você tem muita noção de metragem, mas eu resumo pra você: é bem pequeno. Têm dois quartos, uma sala, um banheiro e a cozinha é conjugada com área de serviço, sem nenhuma divisão. Por que foi importante fazer um projeto? Principalmente pra ajudar o casal a aproveitar cada espaço que tinham. Ter uma cozinha conjugada com área de serviço significa uma geladeira do lado da máquina de lavar, um tanque do lado da pia de lavar os alimentos. Como resolver? Com um projeto bem detalhado analisando todas as necessidades dos moradores.

Nesse projeto eu desenhei milimetricamente os armários planejados da cozinha, dividindo bem o espaço (mesmo que internamente nos armários) de produtos de limpeza, vassouras, baldes, deixando em áreas diferentes de onde colocariam os alimentos.

Além disso, o projeto ajuda na questão da escala e medidas dos mobiliários. O sofá pode ser de 2 metros ou pode ser de 2,80 de largura? A mesa de jantar de 1,10m caberá as 4 cadeiras? Então sim, um projeto pra residência mesmo que seja pequena é sempre muito válido.

E como os apartamentos de hoje em dia estão cada vez menores, separei algumas dicas que podem ajudar na hora de compor os ambientes!

INVISTA EM CORES CLARAS 
Você não necessariamente precisa usar todos os mobiliários no tom de branco, mas os tons mais claros ajudam na sensação de ampliação do espaço. Saiba que mobiliários claros podem ser de vários tons! Um que utilizamos bastante é o offwhite, que é como se fosse um branco mais “sujinho”. O tom de gelo também fica lindíssimo.




ABUSE DO MOBILIÁRIO PLANEJADO
Quando se trata de pouco espaço, é muito difícil achar móveis que tenham a medida exata dos lugares que você precisa aplica-lo. O mobiliário planejado é, sem dúvidas, o melhor investimento para essa situação. Com ele conseguimos aproveitar todos os centímetros disponíveis, que fazem muita diferença.




APLIQUE OS ESPELHOS NOS LUGARES CERTOS
Os espelhos ajudam sim na sensação de amplitude do lugar. Vale a pena investir neles.




NÃO FAÇA DIFERENCIAÇÃO DE PISO NOS AMBIENTES 
Claro que em ambientes de áreas molhadas (banheiro, cozinha e área de serviço) os pisos devem ser específicos pra entrar em contato com água. Mas o tipo de revestimento utilizado na sala de estar, jantar e quartos pode ser o mesmo sem problemas. Entenda que a diferenciação do piso pode causar uma certa divisão de ambientes, que não é a nossa intenção quando o caso é integrá-los. Se quiser delimitar algum espaço, invista nos tapetes.

DERRUBE AS PAREDES
A famosa cozinha americana é uma excelente escolha pra não deixar o ambiente todo fechado. Além do mais, quem está na cozinha pode socializar com quem está na sala de tv ou de jantar. Derrubar as paredes dá mais amplitude para o ambiente.




INVISTA NA ILUMINAÇÃO
Iluminação adequada sempre valoriza o ambiente em níveis colossais, rs. Principalmente quando eles destacam as partes que precisam ser mostradas, como um ambiente de mesa de jantar, por exemplo.




Bem, estas são algumas dicas básicas de como valorizar o seu lar quando ele não é muito amplo e espaçoso. Espero que tenha ajudado! Até mais. 

0 comentários:

Postar um comentário