Cinema nacional

Tem muito tempo já que eu tenho pensado sobre isso, então resolvi escrever. Na verdade é quase que um desabafo! Já reparou que quando lê/ouve “cinema brasileiro” dispara um monte de aspectos negativos em muitas pessoas? As vezes a pessoa nem tem opinião formada sobre o assunto, mas fala mal como se tivesse – porque os outros falam. Gente, não é meu lado patriota falando mais alto (porque eu sou sim, super defensora do Brasil). Mas é que no nosso cinema sai sim coisa boa e ruim, como qualquer outro lugar. Dói na alma quando alguém vê um filme brasileiro bom e fala “nossa, nem parece que é brasileiro”. Por que? Será que acham que não temos capacidade pra criar ótimos filmes?

Eu poderia dar muitos exemplos aqui de filmes brasileiros que eu gosto, mas os que eu mais sou apaixonada são: Central do Brasil, O Auto da Compadecida, Tropa de Elite, Divã, Meu Tio Matou Um Cara. Gente, são filmes bons. Se você não gostou de Tropa de Elite, por exemplo, talvez seja porque você não é o público alvo. Ou sei lá, não gostou por não gostar mesmo.

Mas o que me incomoda mesmo – e muito – são os pré-conceitos que as pessoas tem com cinema brasileiro. Pensar que pra ser bom tem que vir de fora, com atores internacionais, direção e produção gringa. Nós sabemos sim elaborar bons filmes e acho que o cinema nacional deveria ser mais valorizado, a começar de nós, que nem estamos ligados diretamente à produções e tudo mais. Isso tudo contribui pra construção da cultura do país, gente. :]

4 comentários:

  1. Hey, adorei o post! Fiquei até assustada porque eu idealizei um parecido e até escrevi no meu caderno de posts (é, eu tenho um). O nome era Porque eu amo cinema nacional em 5 filmes. Nunca fui de ficar falando mal dos nossos filmes, Romance, Os Fantasmas e os Duendes da Morte e Memórias Póstumas, por exemplo, são incríveis e meus favoritos.
    Também amei o post passado, adoro a Amanda Seyfried. Amei o blog!
    :***

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de cinema nacional, mas acho que as pessoas não gostam pq 99% dos filmes falam sobre miséria e violência. Ou são filmes da Xuxa e do Didi
    :S
    Mas temos coisas boas sim! Adoro Central do Brasil, Olga e Se eu fosse você (1 e 2)
    :)
    Bjuxxxxxx

    ResponderExcluir
  3. Central do Brasil, O Auto da Compadecida, Tropa de Elite, Divã, Meu Tio Matou Um Cara, TUDIM ADOOOROOOO!

    Divã é perfect! Beijoooos!

    ResponderExcluir
  4. Acho que os filmes produzidos lá fora são melhores, até mesmo por questão de tecnologia e capital.
    Mas acho que os filmes nacionais são bons também, ainda mais quando são considerados bons, mesmo sem tecnologia e etc.
    Bjitos!

    ResponderExcluir