Razões Para Crer na Bíblia

Com as aulas da faculdade voltando, meu hábito de leitura volta também. É inexplicável o fato de que eu leio com muito mais frequencia quando o meu tempo é mais apertado. Vai entender, né.. Essa semana li um livro do pastor Davi Lago da minha antiga igreja de Belo Horizonte, a Getsêmani. O livro chama “Razões para crer na bíblia” e mesmo com 7 anos de convertida eu vi bastante novidade nos argumentos. Quero resenhar aqui porque as informações são super úteis e o conteúdo do livro merece ser compartilhado!
bible
A bíblia e a humanidade
  • Nenhum outro livro influenciou e mudou o curso da civilização como a bíblia (7)
  • “A existência da Bíblia como livro para o povo é o maior benefício que a raça humana já experimentou. Todo esforço por depreciá-la é um crime contra a humanidade” Kant
  • A bíblia é o livro mais traduzido da história: 260 idiomas. (8)
  • O nível de alfabetização nos países que possuem a bíblia é muito maior, por causa do enfoque à leitura bíblia que é dada nesses países. (9)
  • A Bíblia exerce influência sobre o teatro, cinema, música, pintura, arquitetura, etc. Só na obra de William Shakespeare existem mais de 550 alusões bíblicas. (11)
  • A Bíblia exerce influência até mesmo sobre a conversação mundial. Muitas expressões que usamos vem dela: bode expiatório; separar o joio do trigo; fui traído por trinta moedas de prata; isso foi a gota d’água; lobo vestido em pele de cordeiro; sal da terra; a fé move montanhas; quem procura, acha. (12)
A bíblia afirma ser a revelação de Deus
  • O Deus da Bíblia não é mudo, estático e imóvel. (15)
  • A Bíblia afirma que Deus fala conosco através da própria Bíblia. Ela afirma direta ou indiretamente cerca de 1500 vezes que ela é a palavra de Deus. (20)
  • A autoridade da Bíblia significa dizer que todas as palavras da Bíblia são palavras de Deus de modo que não crer em alguma palavra da Bíblia ou desobedecer a ela  é não crer em Deus ou desobedecer a Ele. (21)
Razões para crer na Bíblia
  • A bíblia é um livro harmônico – mais de 40 pessoas escreveram vários livros da Bíblia durante um período de cerca de 1500 anos e em nenhum momento a Bíblia se contradiz. (24)
  • A bíblia está cheia de profecias que se cumpriram – todas as profecias foram feitas detalhadamente; nenhuma outra religião se apresenta o cumprimento específico e infalível das predições feitas muitos anos antes. (29)
  • A bíblia é precisa histórica e geograficamente
  • A bíblia é o documento mais confiável da antiguidade – Isaac Newton disse: “Existem mais indícios de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história não cristã”. (35)
  • A lógica nos conduz a crer na bíblia – a bíblia foi concebida por Deus e revelada aos homens. (38)
  • A bíblia nunca está em conflito com a ciência – Existe apenas um argumento que pode nos provar absolutamente que a Bíblia é verdadeira: a ação de Deus em nosso coração e mente. (39)
  • Crer na bíblia não é um salto no escuro, mas um salto pra luz. (40)
A mensagem da Bíblia [ Deus, criação, pecado, Jesus Cristo, salvação, juízo final ]
  • Primeiro: a Bíblia começa com Deus. Deus é a maior realidade do universo. (41)
  • Segundo: a Bíblia ensina que Deus criou todas as coisas. Não somos, portanto, filhos da misericórdia do acaso, somos criados por Deus. (42)
  • Terceiro: a Bíblia diz que Deus criou o homem para se relacionar com Ele. No entando, a única regra é que não desobedecêsse-mos a vontade de Deus. Vivendo fora dela, estaríamos em pecado, e o resultado do pecado é a morte. (42)
  • Quarto: a Bíblia ensina que Deus nos ama tanto, que mesmo não merecendo, Ele providenciou uma salvação para as nossas vidas. Ele ofereceu Jesus Cristo pra morrer por nós. (43)
  • Quinto: a Bíblia ensina que todos que se arrependerem de seus pecados e crerem em Jesus Cristo, serão salvos! [ arrependam-se e creiam nas boas novas – marcos 1:15 ] (44)
  • Sexto: a Bíblia diz que um dia todos irão comparecer diante de Deus para responder pelas obras praticadas em seu corpo, quer tenham sido boas ou más. (45)
CASO TENHA INTERESSE EM ADQUIRIR O LIVRO, COMPRE AQUI!

3 comentários:

  1. Existem sim muitas razões para ler a Bíblia, mas discordo no termo "crer", ainda mais com as inúmeras traduções de traduções de traduções.
    Sim, as palavras se distorcem. Talvez isso seja apenas um dos aspectos para o mundo infeliz que habitamos hoje.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não conseguir encontrar o livro no caminho acima. Tem outro link? Estou mito interessado.

    ResponderExcluir
  3. Você teria um novo link para a compra do livro? O acima não está funcionando.
    Obrigado

    ResponderExcluir