Desde antes de vir pra Europa eu estava com uma coisa na cabeça: "vou comprovar o quão patriota eu sou". Acontece que essa conformação foi muito mais rápida do que eu imaginava! Tudo já começou no aeroporto de Madrid, que foi por onde entrei. Funcionários totalmente arrogantes e com cara de "estou fazendo um favor de deixar vocês entrarem no meu país". Fiquei um tempão me perguntando por quê que as coisas têm que ser assim, porque eu ficaria é feliz de ver gente querendo conhecer meu país e tudo mais.
A maioria das pessoas que eu tive que lidar aqui foram extremamente mal educadas e não faziam nenhum esforço pra nos entender no nosso idioma. É claro que já que estou num país diferente eu penso que devo conversar no idioma deles. Mas os anos que eu fiz de espanhol nem se comparam a estar num lugar que ninguém fala meu idioma e que tenho que falar fluente uma lingua que nunca tive contato antes. E ainda não me conformo de ir num país que tem 4 raios de idiomas completamente diferentes sendo que eu só tinha aprendido o "espanhol".
Agora vem uma das coisas que mais me irritou de toda a viagem! Pra viajar aqui entre os países nós vamos em voo doméstico e pra despachar mala tem que pagar (caro). Ou seja, vamos só com bagagem de mão que não pode passar de 10kg. As medidas que as empresas usam pra medir a mala são ridiculas.. na hora do embarque eles colocam uma caixa de metal e vão andando pela fila, se eles não forem com a sua cara você tem que socar sua bagagem de mão la dentro e se não couber você tem que despachar. Eu e minha prima ficamos olhando uma outra fila e reparamos que TODOS os negros da fila foram obrigados a por a mala na tal da caixa. Quando chegou a nossa vez, pararam a mala da minha prima e da minha tia... e o povo ficou zuando que nao me pararam porque eu tenho cara de gringa. Só por isso mesmo, porque minha mala era enorme e com certeza não ia ser "aprovada no teste" e eu teria que pagar uns 100 euros pra despachar. Agora vem meu comentário: tão em crise, quebrados, não se fala outra coisa aqui a não ser da crise... e continuam com essa de cobrar caro assim pra despachar mala. Pensem: deixamos de comprar algumas coisas porque ficamos com medo de despacharem a mala.. Seria uma medida ótima pro povo poder comprar mais e ver se coloca mais dinheiro pra eles. Ok pode ser extremamente radical essa opinião minha mas é o que eu penso.
Aí vem o outro lado da moeda: os estrangeiros no Brasil. São (em sua maioria) super bem tratados, as vezes falta lamber o chão pra eles passarem. E ainda fazem de tudo pra saber falar o inglês/espanhol/francês/whatever pra entender bem o estrangeiro. Aqui eu até já ouvi um carinha no subway falando gritando com uma família "estão na espanha, falem em espanhol". Não entendo porquê isso tudo.. só sei que fico indignda.
No aeroporto de lisboa ate revistada eu fui, abriram a mala da minha prima e falarm que o rimel dela era pontiagudo. Oi?! Pra quê isso? Alguém me explica!
OBSERVAÇÃO: tudo que falei aqui foram experiências que vivemos aqui na europa e que as outras intercambistas que moram aqui na casa viveram.. sem falar que todos os brasileiros que eu encontrei aqui tem uma história do tipo pra contar! E observação 2: não estou generalizando nada.. ok?