Falta de classe

Desde antes de vir pra Europa eu estava com uma coisa na cabeça: "vou comprovar o quão patriota eu sou". Acontece que essa conformação foi muito mais rápida do que eu imaginava! Tudo já começou no aeroporto de Madrid, que foi por onde entrei. Funcionários totalmente arrogantes e com cara de "estou fazendo um favor de deixar vocês entrarem no meu país". Fiquei um tempão me perguntando por quê que as coisas têm que ser assim, porque eu ficaria é feliz de ver gente querendo conhecer meu país e tudo mais.

A maioria das pessoas que eu tive que lidar aqui foram extremamente mal educadas e não faziam nenhum esforço pra nos entender no nosso idioma. É claro que já que estou num país diferente eu penso que devo conversar no idioma deles. Mas os anos que eu fiz de espanhol nem se comparam a estar num lugar que ninguém fala meu idioma e que tenho que falar fluente uma lingua que nunca tive contato antes. E ainda não me conformo de ir num país que tem 4 raios de idiomas completamente diferentes sendo que eu só tinha aprendido o "espanhol".

Agora vem uma das coisas que mais me irritou de toda a viagem! Pra viajar aqui entre os países nós vamos em voo doméstico e pra despachar mala tem que pagar (caro). Ou seja, vamos só com bagagem de mão que não pode passar de 10kg. As medidas que as empresas usam pra medir a mala são ridiculas.. na hora do embarque eles colocam uma caixa de metal e vão andando pela fila, se eles não forem com a sua cara você tem que socar sua bagagem de mão la dentro e se não couber você tem que despachar. Eu e minha prima ficamos olhando uma outra fila e reparamos que TODOS os negros da fila foram obrigados a por a mala na tal da caixa. Quando chegou a nossa vez, pararam a mala da minha prima e da minha tia... e o povo ficou zuando que nao me pararam porque eu tenho cara de gringa. Só por isso mesmo, porque minha mala era enorme e com certeza não ia ser "aprovada no teste" e eu teria que pagar uns 100 euros pra despachar. Agora vem meu comentário: tão em crise, quebrados, não se fala outra coisa aqui a não ser da crise... e continuam com essa de cobrar caro assim pra despachar mala. Pensem: deixamos de comprar algumas coisas porque ficamos com medo de despacharem a mala.. Seria uma medida ótima pro povo poder comprar mais e ver se coloca mais dinheiro pra eles. Ok pode ser extremamente radical essa opinião minha mas é o que eu penso.

Aí vem o outro lado da moeda: os estrangeiros no Brasil. São (em sua maioria) super bem tratados, as vezes falta lamber o chão pra eles passarem. E ainda fazem de tudo pra saber falar o inglês/espanhol/francês/whatever pra entender bem o estrangeiro. Aqui eu até já ouvi um carinha no subway falando gritando com uma família "estão na espanha, falem em espanhol". Não entendo porquê isso tudo.. só sei que fico indignda. 

No aeroporto de lisboa ate revistada eu fui, abriram a mala da minha prima e falarm que o rimel dela era pontiagudo. Oi?! Pra quê isso? Alguém me explica!


OBSERVAÇÃO: tudo que falei aqui foram experiências que vivemos aqui na europa e que as outras intercambistas que moram aqui na casa viveram.. sem falar que todos os brasileiros que eu encontrei aqui tem uma história do tipo pra contar! E observação 2: não estou generalizando nada.. ok?

10 comentários:

  1. isa quando eu fui e comprei um nintendo wii na hora de ir de roma pra paris e passar no raio-x falaram q por conta da arminha do video game eu era uma terrorista, e por isso revistaram meus pais e meu irmao e eu de novo, mesmo tendo provado que tudo era de video game... e concordo plenamente com vc, todos ai sao super mal educados e nao fazem questao de falar nem ingles, que no caso é a lingua mundial... mas o importante ai eh aproveitaar pq tem muitoooo lugar bonitoo e tira muita fotoo.. hahah beijoos

    ResponderExcluir
  2. Acho que existem casos e casos. Na Espanha eu já tinha ouvido falar da arrogância deles e da encrenca que eles acham com estrangeiros (se for negro e estrangeiro então, nem se fala), mas não é em todo lugar e nem todo mundo que é assim não... Claro, infelizmente as coisas que você descreveu são atitudes de uma grande maioria, mas nem tudo está perdido. Assim como existem muitos brasileiros de má fé que se aproveitam dos gringos, existem gringos que não gostam de nós. C'est la vie.

    Mas uma coisa é certa, quando a gente vem pro exterior dá >muito< mais valor pras coisas da nossa terrinha do que quando a gente só conhecia Brasil (: não deveria, mas acontece rs

    Beijo flor

    ResponderExcluir
  3. E eu acho engraçado o povo falando que preferia mil vezes morar fora do Brasil. Brasil é o povo mais hospitaleiro do mundo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nem dá pra generalizar mesmo. Quando o assunto é recepção de estrangeiros, é mais um relato pessoal. Porque já ouvi gente como você falando que não foi bem recebida e outras, como a minha mãe, que não enfrentou probleminha nenhum e foi tratada com toda a educação.
    O único consenso é que tratamos estrangeiros com lambidas no chão e tudo mais, mas provavelmente isso é só mais uma das nossas heranças coloniais. beijo!

    ResponderExcluir
  5. É um absurdo, não é? Fazem questão de ter as melhores grifes, as coisas mais caras...mas não têm o mínimo de classe. Isso prova que os valores das pessoas estão mesmo muito errados.

    Eu também ficaria feliz de ver um estrangeiro querendo conhecer o Brasil...será que os errados somos nós, brasileiros? :/
    Espera só até chegar a Copa. Vai ser mesmo uma melação...

    Enfim, concordo com você, Isabela!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já havia ouvido disso sobre os europeus mesmo. Lamentável. Mas notícia boa: pelo menos hoje os norte-americanos quase lambem o chão para a gente, e estão se esforçando para comunicar conosco. Inacreditável, né? Já ouvi falar que barram muitas brasileiras na Espanha, com receio de irem ao país deles prostituírem.

    ResponderExcluir
  7. Vou pra Europa no fim desse mês, Barcelona incluso e achei muito importante esse seu texto, porque estou indo com meu espanholzinho de meia tigela mesmo e se não me entenderem que se esforcem pra entender inglês... Estrangeiros são super arrogantes, SEMPRE. Acho um absurdo isso. Nós aqui fazemos das tripas coração pra recebê-los bem e quando vamos pra lá somos mau tratados. Absurdo. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  8. também acho engraçado isso de que quando os estrangeiros vêm pra cá, a gente que tem que falar a lingua deles, e quando a gente vai pra fora, a gente que tem que falar :P
    mas acho que ta aí a diferença que todo mundo fala que o brasileiro é um povo caloroso :)

    ResponderExcluir
  9. noss, estas atitudes sao sempre desnecessarias né?ares. mas acontece muito mesmo. o jeito é esquecer e procurar gente simpatica, que com certeza tem em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  10. Olá Isabela, seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, Sou Antonio Batalha, portugues, e deixo-lhe um convite, se desejar fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo. Claro que de seguida irei retribuir seguindo também seu blog. Obrigado e tudo de bom.

    ResponderExcluir