Marcha por uma salada mais barata

O que me veio até aqui a escrever esse protesto (cof) foi mais um acontecimento que protagonizei ontem, quando saí de casa pra comer uma salada. Ontem foi aniversário de uma amiga e saímos pra jantar num restaurante que sempre fui pra encher a cara de risotto, macarrão e essas gordisses. Eu tinha um caso de amor com o Amaretto e só de saber que ia jantar/almoçar lá eu já ficava feliz. Só que como estou de dieta, já sabia que não ia entrar no rodízio e ia ter que pedir prato pronto de alguma coisa. Aí eu pedi a salada Amaretto. Nem olhei o preço, pedi isso e um suco de laranja sem açucar. Trinta minutos depois me chega o garçom com aquele pratão colorido cheio de folhas e alguns legumes que confesso nunca ter comido antes. Não comi nem metade porque o moço colocou molho de hortelã em cima de TUDO, e eu odeio. (não tava no cardápio, senão eu pedia pra não colocar). Uns tomatinhos, alface, manga e o filé de frango. Comi só isso. Meus amigos se empanturraram de comida, e além de ser rodizio de massas, o refrigerante também era a vontade. E o combo que eles compraram ainda vinha com um petit gateau ou torta de doce de leite. Adivinha quem paguei dez reais a mais do que eles? Sendo que eles comeram super melhor, mais e ficaram mais felizes.
Tem outra historinha parecida também. Sempre que vou ao cinema com meu pai nós lanchamos depois do filme. A Isabela de antigamente fazia a festa no Burger King, Mc Donalds, esses trem. A Isabela atual lancha no Salad Creations… e uma pergunta: WHY SO CARO?? Dá quase 30 reais um lanchinho de salada com um suco, sendo que no Mc Donalds um combo com sanduiche + batata + refri deve ser uns quinze reais. Ok, Salad Creations você come sem nem lembrar que é salada, de tão gostoso que é. Mas não precisava ser tão caro, né? Eu até tentei uma vez comer salada no Mc Donalds, aí eu falei: “moça, o que vem na salada?” aí ela: “alface e tomate kkkk” ¬¬
E uma outra vez também que saí cozamigos pra ir no Açaí da Terra. É do lado da igreja então vamos sempre lá. A Isabela antiga comia wrap e tomava um choco-açaí-dos-deuses. A Isabela atual pede pratinho de salada. Pratinho de salada quase o dobro do preço de um lanchinho comum e não é tão gostosa.
Aí vem meu desabafo: o trem vem colhido da terra, frutinhas e plantinhas sem nem muitos agrotóxicos e nada de industrialização.. por que tem que ser mais caro que os gordurosos sanduiches de bacon e das batatinhas fritas-gostosinhas?? Por que sempre o suco-lata é mais caro que o refri-lata? Por que o sanduiche natural da lanchonete do meu bloco na faculdade é o triplo do preço do salgado-molha-guardanapo??
Ser saudável é tão caro que eu tô quase desistindo. (Não não…)

7 comentários:

  1. Ser saudável é tão caro que eu tô quase desistindo. - E não é?

    O grande problema, Isa, é querer ser social ao mesmo tempo de ser saudável. Porque pensa: se você for ao supermercado e comprar as coisas pra fazer saladas, você gasta bem pouquinho. Mas, os restaurantes/bares/lanchonetes SEMPRE vendem mais caro!
    O negócio é ficar em casa ou levar um lanchinho quando sair (a cara da pobreza, hahaha!)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha é verdade isa! eu também não entendo, é super mais fácil colher só do pé e pronto, do que fazer tudo industrializado, e ainda sai caro. tomara que você consiga continuar a dieta, porque é MUITO dificil, pelo menos pra mim que adoro comer besteira, sempre falo que vou começar uma dieta ai daqui a pouco to comendo um doce ou salgado rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esses preços são um absurdo, não? É o que eu sempre falo, só não sou uma pessoa saudável porque não vivo por minha conta (ainda) hahaha

    Imagino a decepção da Isabela nova! Mas tenha força! Dificil, eu sei ;)

    Sabe o que eu acho? Eles colocam esses preços ridículos, exatamente porque são poucos os que compram. Aí pra "cobrir" o custo de comprar da horta e manter...eles dão facada e não querem nem saber!

    Enfim, se precisar de apoio na sua Marcha, estou com você!

    Beijos!

    PS: Fiquei muito feliz com o que você disse no twitter ♥

    ResponderExcluir
  4. Sei que parece teoria da conspiração e tal, mas empresas gigantes como o McDonald's, o BK e Coca-Cola não iam simplesmente deixar que todo mundo comprasse salada e tomasse suco natural. Como eles não têm como contra-argumentar que a comida deles é mais saudável, usam a arma do preço mais barato (isso e incluir fruta como sobremesa do McLancheFeliz). Sem contar que, quem quer mesmo comer melhor, geralmente aceita pagar o preço que for por isso, então eles abusam mesmo... mas é desanimador, realmente. Abriu um Salad Creations no shopping aqui perto de casa, mas, depois que vi os preços, não tive coragem de experimentar nada lá até hoje. A comida parece muito boa, mas, meu Deus, é caro demais. E também fica entre o Mc e o Burger King, o que não ajuda em nada, né...
    Mas não desiste não, Isa, fique firme no seu propósito! Se você resistiu ao rodízio de massas (!!!) com refrigerante a vontade (!!!!) e petit gateau (!!!!!), você consegue resistir a tudo. ;)

    PS: Molho de hortelã nunca comi, mas deve ser bom, hein... :P

    ResponderExcluir
  5. Não desista, menina! Quisera eu ter esse poder de me livrar de comidas gordurosas. Aqui as saladas também devem ser bem carinhas (não sei, porque não como risos), mas tem muita gente saudável. Muito restaurante de buffet que tem muito mais opção de salada do que o resto de comida. Uma diferença enorme se comparada com São Luís, onde eu não encontrava nem salgado assado. Era tudo frito!

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    Aqui é a Jess!

    Tbm estou de dieta.....pq, enfim, vinte kilos e mais e etc. rs

    Mas eu to passando fome se for pra comer na rua! [Mentira, acabo comendo besteira.]
    Geralmente n tem nada light, e por causa de modinha, qnd tem, é tudo o dobro, triplo, como vc disse. Barf!

    To super on nessa campanha, pode contar comigo!

    rs

    Beijos

    ;}

    ResponderExcluir
  7. Olá, Isabella! Meu nome é Ana, e trabalho aqui na Master franqueadora da Salad Creations. Gostaria de te contar um pouco a respeito de nossa operação, para esclarecer um pouco a nossa política de preços. O maior diferencial da rede Salad Creations é oferecer uma alimentação saudável e de qualidade. Por isso, temos uma preocupação muito grande na escolha e homologação de nossos fornecedores, e mais ainda os relacionados aos produtos perecíveis, como os hortifruti.
    Para estes produtos, precisamos ter a certeza de que as folhas e vegetais que receberemos em todas as unidades terão o mesmo padrão de qualidade, serão higienizados de forma perfeita e principalmente, que serão frescos. Manter este padrão em toda a rede e durante todo o ano, já que Salada é nossa especialidade, não é tarefa fácil, e infelizmente nossos custos não são baixos neste item, ao contrário do que possa parecer.
    Por isso uma refeição saudável tem um custo um pouco maior do que um fast food, onde a produção é feita industrialmente e em grande volume. Alimentar-se bem tem um custo financeiro maior mas tenha a certeza que o benefício para sua saúde será maior ainda!Esperamos sempre poder contar com sua presença em nossa loja!

    ResponderExcluir