Nós já fomos mais intolerantes



Não sei se é pessimismo pensar assim, mas eu acho que a intolerância sempre estará presente no nosso meio. Mas alguns fatos recentes me fizeram pensar que estamos cada vez mais livres pra falar o que pensamos, nossas escolhas, decisões e pensamentos de vida.

O que me fez pensar isso foi a visita de uma amiga no Altas Horas no último sábado (31/04). A Bruna foi entrevistada pelo Serginho a respeito da escolha dela de se relacionar apenas com o cara que for casar e se manteria virgem até o casamento. A reação do pessoal que também estava sendo entrevistado foi tão bacana! Eles envolveram com o assunto, fizeram perguntas, se interessaram em entender melhor a escolha dela.

Me veio em mente um acontecimento de alguns anos atrás, quando eu entrei na faculdade. Eu tinha 16 anos e fiz uns amigos mais velhos, porque eu sempre era a mais nova da turma. O dia que contei pra eles sobre essa minha escolha, foi o fim da picada. Nunca ouvi tanta asneira e tanta repulsa sobre isso. Quem saía com todo mundo e tinha vários parceiros sexuais era OK pra eles. Mas eu, que tinha feito a escolha de esperar pelo momento que eu acho certo... eu tava super errada.

Acontece que eu reencontrei muitos desses amigos anos depois e vi o quanto eles estão mais tolerantes. Hoje em dia as pessoas estão mais livres pra falar o que pensam, sejam vomitando tudo isso no facebook, em conversa de amigos, em passeatas ou manifestações... O que eu vejo é que as pessoas estão se unindo por suas causas e lutando por isso (independente do que seja a tal causa). 

Intolerância existe? Sim, e muita. Mas acho que estamos mais corajosos e mais convictos das nossas decisões, a ponto de se expressar com mais clareza e liberdade.

Eu acredito que nossos pensamentos que norteiam a nossa vida, então estou agarrada no sentimento de que estamos menos intolerantes e mais convictos das nossas escolhas.

Seja convicto, forte e corajoso. Não perca seus princípios por medo do que vão falar ou pensar. Julgamentos e comentários sempre virão, a diferença é como você vai reagir diante deles.





0 comentários:

Postar um comentário