O que um designer de interiores pode fazer por você


Acho que como em toda profissão existem muitos equívocos sobre a real função do profissional. Com o designer de interiores não é diferente. A começar pela diferença entre “design” e “designer”. DESIGN é a área e DESIGNER é o profissional que atua na área. Então está errado falar “o fulano é design de interiores”. Design é a área em que ele atua.

Qual é a formação do designer? Hoje em dia há o curso de Design nas faculdades, que antigamente era Decoração. Pelo menos aqui em Uberlândia o curso na Federal foi alterado de Decoração para Design, podendo escolher a área de atuação entre design gráfico, interiores, de produto e industrial. Quem é formado em arquitetura também pode trabalhar com ênfase em design de interiores.

E o que o designer faz? Nós planejamos e organizamos espaços, sejam ambientes internos ou externos. Escolhemos os acabamentos e revestimentos de todos os elementos do ambiente, pra que ele fique harmônico e bonito, é claro. Trabalhamos pra que o ambiente seja bonito, mas acima de tudo que seja funcional, respeitando as regras de ergonomia e de circulação. Resumindo: fazemos o projeto completo do ambiente, desde a escolha de móveis (Não somente o móvel, mas o acabamento e a cor dele), ambientamos com as peças de decoração, ornamos todos os elementos como tapete, papel de parede, cortinas, revestimentos, etc.

Exemplificando | Cada projeto é de um jeito, e sempre tem necessidades diferentes de clientes. Então vou dar um exemplo do último projeto que executei. Um casal de amigos me procurou porque tinham acabado de comprar um apartamento e estavam um pouco perdidos em como aproveitar os poucos metros quadrados que tinham. O apê era uma construção mais antiga, de uns 15 anos de idade. Antigamente usava-se outro tipo de revestimentos, acabamentos e distribuição de cômodos. Então tínhamos muito trabalho pela frente.

O primeiro passo para a mudança do apê foi escolher outros revestimentos pra ele. Os azulejos do chão eram bem pequenos, estilo usado há muitos anos. Hoje em dia é mais comum usar um porcelanato maior para os ambientes. Então mudamos todo o piso dos ambientes: quartos, sala, cozinha e banheiro. Além do piso, aplicamos pastilhas no banheiro e ladrilho hidráulico na cozinha.
Depois disso pensei num projeto de gesso e iluminação para os ambientes. Colocamos gesso em todo o apartamento e iluminação diferenciada na sala de estar e no quarto do casal.

Partimos para a elaboração dos desenhos em 3D dos móveis planejados. Como o apê era bem pequeno, precisávamos aproveitar cada espaço disponível. Além disso, a cozinha era integrada com a área de serviço, então colocamos uma bancada na cozinha de fora a fora na parede, com tanque e pia no mesmo espaço.

Projetei o apartamento inteiro no 3D, pra vermos realmente como ficaria no final. Sugeri também as cores e revestimentos para as paredes, tipo de iluminação, adornos. Elaborei um manual com todas as medidas dos móveis soltos e até dos eletrodomésticos que eles poderiam comprar. Tudo tem que ser calculado, desde o tamanho do micro-ondas até o tamanho da cama do casal, do tapete da sala, etc.
Apresentei pra eles o projeto e final e eles me passaram algumas poucas alterações pra fazer. Com o projeto finalizado e autorizado pelos clientes, forneci pra eles todos os desenhos técnicos necessários para a execução, desde o marceneiro até o gesseiro.

A cozinha e área de serviço são integradas. Reparem nos azulejos que eram bem pequenos.

Novo projeto para a cozinha. O tanquinho ficou embutido na bancada, no lado direito.

Armários planejados aproveitando o espaço. A parte da esquerda é pra guardar produtos de limpeza e equipamentos.

Foto do antes/durante a reforma. O azulejo do chão era o mesmo aplicado em todo o apartamento.

Maquete em 3D para o banheiro. A proposta era que a bancada da pia seja de silestone.









Como eu disse, cada projeto é de um jeito. Mas dei exemplo desse último que executei porque achei ele bem completo. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que um designer de interiores pode fazer, espero que tenha esclarecido um pouco.

E aí, vamos fazer um projeto?

0 comentários:

Postar um comentário