As Cinco Linguagens do Amor

“Quando andamos de mãos dadas, é como se nossos corações batessem no mesmo compasso.”

p10278_ggEsse livro com certeza entrou pra minha lista de livros preferidos. Sou suspeita né, porque adoro um romance, historinhas de amor e blábláblá. E esse livro fala SÓ sobre amor. A base dele é sobre relacionamento, mas eu percebi que posso aplicar as 5 linguagens do amor nas amizades também (claro, amamos nossos amigos) e nas relações familiares! O livro fala sobre as cinco linguagens do amor. Ou seja, explica direitinho como cada pessoa se sente amada. As Cinco Linguagens do Amor são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes. Achei no blog Não Morda a Maçã um post sobre o livro, e vou copiar aqui o que o Fê falou sobre cada linguagem do amor!

TOQUE FÍSICO: O toque físico é uma das formas mais fáceis de perceber o amor. Você abraça quem é importante para você? Você gosta de andar de mãos dadas com aqueles que você ama? Você fica feliz ao ver receber um carinho na cabeça, nos cabelos ou nas mãos? Geralmente esta é uma das primeiras formas de comunicar amor que aprendemos. Você já reparou que as crianças amam dar beijos e abraços? Ao fazer isso elas estão dizendo que amam mesmo sem falar nenhuma palavra. Se você respondeu sim às perguntas acima, provavelmente esta é a sua primeira linguagem: a forma como você demonstra que ama e como gosta que as pessoas demonstrem que te amam. Pare e pense: você conhece alguém que sempre procura te abraçar, que conversa encostando, tocando em você? Se a resposta é sim, provavelmente esta é a forma que essa pessoa está dizendo que você é importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso.

TEMPO DE QUALIDADE: O tempo de qualidade significa o tempo que você dedica exclusivamente a alguém, sem ter outras distrações por perto. Por exemplo, o tempo que vocês se dedicam à conversa, a assistir um filme juntos, a ver fotografias, a tomar um café, etc. Se você se sente importante, amado, quando alguém abre mão de fazer outra coisa simplesmente para passar tempo com você, provavelmente essa é a sua primeira linguagem. Ao mesmo tempo, se alguém exige sempre a sua presença, e de forma até exclusiva, essa é a principal forma que essa pessoa encontrou para dizer que te ama. Na Bíblia podemos achar um exemplo de alguém que tinha essa como primeira linguagem. Maria, irmã de Madalena, amava ficar aos pés de Jesus. O prazer dela estava em simplesmente ficar ali. Era dessa forma que ela dizia ao Mestre que o amava.

ATOS DE SERVIÇO: Sabe aquelas pessoas que se empenham em fazer tudo para agradar? Que chegam a sua casa e lavam a louça, se alegram em ajudar a arrumar o armário e sempre estão prontas a oferecer aquela mãozinha? Essas são as pessoas que têm como primeira linguagem de amor atos de serviço. Ou seja, para elas, o amor está relacionado ao fazer. Há um bom exemplo sobre isso na Bíblia. Você se lembra de Marta, irmã de Maria e Lázaro? Ao saber que Jesus se aproximava, ela sempre se preparava para servi-lo. Fazia comida, organizava a casa e estava sempre envolvida com alguma atividade. Essa é uma linguagem muito bonita, porém é preciso compreender que as pessoas devem amar e ser amadas não pelo que elas fazem, mas sim por quem elas são.

PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Muitas pessoas precisam ouvir que são importantes, que são lindas, que são inteligentes, que são competentes e divertidas. Isso significa palavras de afirmação, ou seja, a manifestação verbal de sentimentos. Da mesma forma, existem pessoas que sentem a necessidade de dizer sempre o quanto amam seus amigos, o quanto eles são importantes, o quanto são legais. Ao fazer isso, está se demonstrando que palavras de afirmação é a forma de comunicar seu amor. E existem pessoas que precisam dessas palavras para se sentir importantes. Para elas não basta alguém passar tempo, dar presentes ou abraços, elas precisam ouvir o que os outros pensam. Se este é o seu caso, palavras de afirmação provavelmente é a sua primeira linguagem.

PRESENTES: Quem gosta de ganhar presentes? Todo mundo. Quem gosta de dar presentes? Nem todos. Presentes é uma linguagem peculiar e não está necessariamente ligada ao valor. Por exemplo, muitas crianças fazem desenhos lindos para os pais, irmãos e tios. Para elas, esses papéis coloridos são preciosos presentes, uma forma de dizer que amam e se importam. Muitas meninas adoram gastar tempo pensando em coisas criativas para presentear: surpresas, cartazes, fotografias, entre outras coisas. Se você é do tipo que sempre que viaja pensa em trazer lembranças para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversários, e que até mesmo se desaponta quando as pessoas se esquecem de te presentear, provavelmente esta é a sua linguagem.

 

Vale muito a pena ler o livro. Principalmente pra quem tá começando um relacionamento agora, pra quem namora, pra quem é casado, ou sei lá, pra quem quer aprender a identificar as linguagens do amor das pessoas. Vale muito a pena ler! Fica a dica.

4 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, e agora fiquei super curiosa...rsrs
    É engraçado, mas eu me identifiquei com todas as formas...rsrs Acho que meu amor é demonstrado de todos os jeitos *-*

    beijos e muitíssimo obrigada pelo comentário xD

    ResponderExcluir
  2. Carolina ~ Acho que eu me identifico com a maioria também UAHUAHUHA mas o principal é "palavras de afirmação" e depois "toque físico" =)

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto esse livro, e agora quero muuito muito ler ele *-* ótima dica.
    beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom, adoro! Obrigada por tua visita e comentário, volte sempre! hehehe

    ResponderExcluir